Campeões estaduais embalados para o Brasileiro

O que têm em comum Flamengo, Corinthians, Cruzeiro, Grêmio e Athletico-PR? Campeões estaduais de 2019, os cinco estão entre os seis ou sete favoritos ao título do Brasileiro, que começa no fim de semana. A briga pelo primeiro lugar do campeonato mais importante do País deve ter ainda Palmeiras e São Paulo.

No Rio, com autoridade, o Flamengo passou pelo Vasco novamente (2 a 0 duas vezes) e levou o Carioca sem contestação. O time sobrou na reta final da competição, com show de Bruno Henrique, ótimas atuações de Gabigol e Everton Ribeiro e participação importante do meia Diego, do goleiro Diego Alves e de Arrascaeta, informa o Terra.

Em São Paulo, brilhou a estrela de Fábio Carille, tricampeão Estadual pelo Corinthians, num jogo eletrizante com o São Paulo e decidido por Vagner Love, que saiu do banco de reservas para liquidar a fatura. O próprio técnico reconheceu, porém, que a conquista não pode deixar para trás a irregularidade do time neste início de ano. O Corinthians teve o mérito da superação e jogou apenas o suficiente para passar pelos adversários.

Já no Rio Grande do Sul o Grêmio deu mostras de que a campanha ruim na Libertadores pode ser somente um desvio pontual na temporada. O time reuniu forças para deixar o rival Inter com o vice do Gaúcho e agora tenta a recuperação no torneio continental. O técnico Renato Gaúcho sabe que a equipe caiu de rendimento em comparação ao que vinha produzindo desde 2017, mas aposta na volta do Grêmio aos trilhos.

Único dos 20 clubes da Série A do Brasileiro que não perdeu nenhum jogo em 2019, o Cruzeiro ganhou no sábado o título do Mineiro e aumentou a crise no Atlético. A campanha do time tem o dedo de Mano Menezes e os pés e cabeça de Fred, o artilheiro da competição. O atacante tem sido fundamental para a equipe e já começam a surgir pedidos para que ele volte à Seleção brasileira.

No Paraná, o Athletico, que atuou com time de aspirantes no campeonato, levou o caneco em confronto com o Toledo. Atual campeão sul-americano, o Rubro-Negro paranaense conta com um elenco de potencial para ir longe no ano. Prova disso é que vai muito bem na Libertadores.

Outros campeões estaduais vão fazer parte da elite nacional em 2019, mas sem a pretensão de lutar pelo título do Brasileiro. São os casos de Bahia, Fortaleza, Avaí e CSA. A realidade e os números recentes apresentam esses quatro times como candidatos ao descenso. Será surpresa se algum deles chegar entre os seis ou sete primeiros no nacional.

22/04/2019

(Visited 1 times, 1 visits today)